Educação na Primeira Infância
O que é a primeira infância?
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Período de desenvolvimento da pessoa humana que compreende seu nascimento até os 7 anos de idade.
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Por que atuar com primeira infância:
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1. É a fase mais importante no desenvolvimento intelectual e emocional das pessoas;
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2. Prepara intelectual e emocionalmente a pessoa para desenvolver os aprendizados técnicos do Ensino Fundamental;
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3. Educação básica e fundamental são competência (responsabilidade) dos municípios;


PRINCIPAIS DESAFIOS
Método de ensino:
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Método atual privilegia o atingimento de indicadores governamentais em vez do desenvolvimento motor, emocional e intelectual da criança;
Excesso de tempo na creche (10h/dia) - pouco convívio familiar;
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Estrutura:
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Creches com salas sem banheiro e sem refeitório;
Higienização inadequada dos ambientes;
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Transporte:
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Transporte por vans compartilhado demorado e inseguro;
Crianças perdem passeios e aulas de reforço por não terem como se transportar.
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Recursos Humanos:
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Alto índice de faltas dos professores;
Relação nº de alunos e sala / professor muito alta;
Prejuízo na criação de vínculo;
Prejuízo na individualização das necessidades;
Prejuízo no acompanhamento do desenvolvimento
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PROJETOS
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Método de ensino:
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Estimular utilização de métodos de ensino construtivistas que privilegiem o desenvolvimento motor, emocional e intelectual para que absorva melhor os conteúdos dos graus mais avançados de ensino (Waldorf, Montessori, Pikler, Freiriana, etc)
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Estrutura:
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Promover instalação de banheiros e refeitórios nas salas das creches da cidade;
Fiscalizar e garantir a adequada higienização dos ambientes;
Contratar um(a) Diretor(a) para a creche do CIEM;
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Transporte:
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Regulamentar e fiscalizar o transporte por Vans na cidade;
Criar política pública ou parcerias (Uber, por exemplo) para ampliar a oferta de serviços de transporte escolar seguro, confiável e acessível.
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Recursos Humanos:
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Oferecer apoio psicológico especializado aos professores da rede pública (Programa de Saúde Mental)
Limitar a quantidade de alunos por professor em 15;
Criar a figura permanente do professor assistente.



